sexta-feira, 6 de março de 2009

Pastoral da Juventude




O QUE É A PASTORAL DA JUVENTUDE ?


Igreja, como instrumento que ajuda na concretização do Reino, tem sua maneira própria de evangelizar, levando o Cristão a participar dentro de todas as realidades que nos envolvem, organizando-se em grupos específicos, que são as PASTORAIS. PASTORAL é toda a ação que muda o modo de pensar, de ver e agir buscando na caminhada a concretização do PLANO DE DEUS que é o seu Reino de justiça, liberdade para todos. "Fazer" Pastoral é fazer o que Jesus fez. É continuar sua missão. Pastoral é serviço, ação, trabalho de quem segue Jesus (Ezequiel 34). A PASTORAL DA JUVENTUDE, é a ação dos jovens como Igreja, articulados a partir dos Grupos de Jovens, Paróquias, Dioceses, Regionais e Nacional. São Jovens evangelizando outros Jovens, em comunhão com toda a Igreja. A PJ faz opção pelo segmento a Jesus Cristo e seu projeto, assumindo a opção preferencial pelos pobres, o protagonismo juvenil na construção do novo homem e nova mulher, novas relações com a terra, com as pessoas, com os bens materiais, assumindo valores que expressam o Reino de Deus. Se diz Pastoral "DA" Juventude e não "DE" Juventude. Se fosse de Juventude, seriam os outros: padres, religiosos(as), adultos e leigos, trabalhando para os jovens. Ou seja, não seríamos sujeitos de nossa história. Mas, sendo Pastoral da Juventude, significa dizer que o compromisso primeiro de fazer o que Jesus fez no meio da juventude, é do jovem. "É o jovem evangelizando o próprio jovem"! PASTORAL DA JUVENTUDE é tempo de descoberta pessoal, grupal e da sociedade. O jovem começa a ouvir, ver e sentir toda a realidade que o envolve, que faz parte dele. Sente, então, o apelo de Deus e tenta dar uma resposta, percebe que o grupo de jovens tem de avançar. Já não se pode ficar só na reflexão e oração. É necessário partir para a AÇÃO. Estamos atendendo o chamado de Deus!!!

E OS GRUPOS DE JOVENS, ONDE ENTRAM ?
Não podemos esquecer o mais importante, que é a base da Pastoral da Juventude. Os grupos de jovens das comunidades e das diversas especificidades. Infelizmente, ainda existe gente pensando que PJ é a coordenação, ou algo mais distante. Na verdade, os grupos de jovens é que são a base da PJ, é no grupo e pelo grupo que a PJ acontece. Quando o grupo busca aprofundar e viver a fé, atuar na comunidade, descobrir como transformar a realidade e, junto com os demais grupos, ser evangelizador de outros jovens, já está sendo e fazendo PASTORAL DA JUVENTUDE.
POR QUE ESTAR LIGADO A PJ?
Para não ficarmos isolados, sempre na mesma coisa, para conhecer outras experiências e compreender a importância do intercâmbio, para descobrirmos que podemos ser mais fortes, ter acesso a mais informações, materiais, enfim, para que tenhamos uma organização com participação de todos os grupos de jovens, construindo, assim, uma "ação efetivamente organizada dos jovens para crescerem na fé e evangelizarem outros jovens". Será muito importante quando todos os nossos grupos de jovens de nossa paróquia e região pastoral puderem e quiserem se reunir e trocar idéias e desenvolver atividades em todas as comunidades, sem contar o grande círculo de amizades que se formará entre os nossos grupos.



Por:Meigue(coordenadora da PJ da Paroquia N.Sra de Fátima/Várzea da Palma)

Nenhum comentário:

Postar um comentário